quarta-feira, 26 de maio de 2010
PAELLA VALENCIANA

A paella é um prato que nasceu no interior de Valencia, criado pelos camponeses para aproveitar legumes e grãos que, geralmente, sempre tem em casa, e , ao contrário do que muitos pensam, utiliza somente carnes de caça e frango, coelho, carneiro e porco; com o passar do tempo a receita foi se espalhando e, chegando ao litoral, as carnes foram substituidas por frutos do mar, mas todas conservam o frango em suas receitas.
sábado, 22 de maio de 2010
OLIVA

A oliveira de folhagem verde e tronco cinza, é uma árvore muito forte que se adapta a longos períodos de estiagem e tem uma vida muito longa. As azeitonas, durante sua maturação, passam do verde claro ao roxo, para chegar finalmente ao preto quando ficam mais cheias de azeite. Na Espanha, os frutos são colhidos à mão e levados a uma prensa, são lavados e são retiradas as folhas.
Para obter um azeite de oliva virgem, a lei proíbe que os frutos permaneçam armazenados por mais de 72 horas.
Existem várias qualidades de azeite, o de maior qualidade é o "virgem", sua cor vá de um verde intenso ao amarelo dourado. Os frutos somente passam pelo lavado, decantação, centrifugado e filtração mecânica. E ficam excluídos os azeites obtidos por dissolventes e mesclas com azeites de outra natureza. Dentro deste núcleo se distinguem quatro qualidades, o " extra virgem"( cor e sabor ótimos, com uma acidez que não pode superar 1 %), " virgem" (odor e sabor bons, acidez até 2%), "virgem corriente" ( odor e sabor aceitáveis, 3,3% de acidez) e o " virgem lampante" ( sabor e odor defeituosos com mais de 3.3% de acidez).
Também tem azeite de oliva refinado, azeite de oliva de oruro e outros, que são resultado de refinados e misturas com outros azeites.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
quarta-feira, 12 de maio de 2010
GACELA DEL AMOR MARAVILLOSO

Con todo el yeso
de los malos campos,
eras junco de amor, jazmín mojado.
Con sur y llama
de los malos cielos,
eras rumor de nieve por mi pecho.
Cielos y campos
anudaban cadenas en mis manos.
Campos y cielos
azotaban las llagas de mi cuerpo
Federico Garcia Lorca
Gazal do Amor Maravilhoso
Com todo o gesso
dos campos maus,
eras junco de amor, jasmim molhado.
Com sul e chama
dos céus maus,
eras rumor de neve no meu peito.
Céus e campos
prendiam correntes nas minhas mãos.
Campos e céus
açoitavam as chagas do meu corpo.
Do livro " Divã do Tamarit ", edição bilingüe da editora Vega.
FEDERICO GARCIA LORCA
ANTONIO GADES

Antonio Gades nasceu na provincia de Alicante em 1936 e faleceu em Madrid em 2004, é considerado a maior expressão da dança flamenca. Sempre foi crítico quanto à maneira como era interpretado o flamenco. Se fosse para agradar turistas, em sua opinião prostituia a cultura do povo. Para ele era necessário eliminar tudo que fosse supérfluo, e trazer à luz a essência da dança.
Reinventada por Gades, esta dança tem agora uma nova introversão, que se concentra no dinamismo do sapateado, ecoando nos braços e nos movimentos de rotação do corpo. É o canto que define e orienta os matizes da dança, da mais ligeira à mais grave, da mais picante à mais sombria e fatal. Toda uma rede de tensões amorosas se faz ver na tensão angulosa dos gestos, acentuados por afetos incompreensíveis, controladamente descontrolados. O mínimo que se pode dizer, em suma, é que Gades foi um dos principáis responsáveis pela evolução moderna da dança flamenca.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)