terça-feira, 20 de outubro de 2009

ALBERTO KORDA


Alberto Korda (1928-2002) amava a revolução e as mulheres.Foi o primeiro fotógrafo cubano de moda e o primeiro a clicar nus femininos.Porém ele se deixou seduzir por um bando de barbudos de fardas verdes,e na companhia de Fidel Castro e Che Guevara se transformou em testemunha privilegiada da mais forte utopia da América Latina a se materializar: a revolução socialista cubana.
Alberto Korda é internacionalmente conhecido por uma única foto, a de Che Guevara com o olhar vago e triste no horizonte. Tirada no comício realizado durante o enterro das vítimas do atentado ao cargueiro francês " La Coubre " - que trazia munições aos revolucionários em 1960 - . Ao notar a expressão de Che, o fotógrafo que cobria o evento para o jornal REVOLUCIÓN fez dois disparos, um na horizontal e outro na vertical. Ampliou apenas a foto horizontal que seria publicada um ano depois.
Em 1967 foi procurado pelo editor italiano Giangiacomo Feltrinelli. Ele queria bons retratos de Che. Levou duas cópias. Che foi executado na Bolívia em outubro do mesmo ano. Com a morte dele Feltrinelli imprimiu milhares de pôsteres, sem dar crédito ao trabalho pelo qual Korda jamais recebeu um centavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário