terça-feira, 27 de outubro de 2009

M-26-7


Bandeira do Movimento Revolucionário 26 de Julho



Fulgêncio Batista: A mais sangrenta e violenta das ditaduras cubanas: Havana virou o paraíso da máfia: drogas, cassinos e prostituição. A primeira tentativa de derrubar a ditadura foi promovida em 26 de julho de 1953: um grupo de pouco mais de 200 militantes decidiu tomar o quartel de Moncada em Santiago, entre estes, Raúl e Fidel.

O quartel não caiu, mas no dia 26 de julho nasceu o movimento que combateu sem trégua a ditadura de Batista.

Em 1955, após serem anistiados, os rebeldes do MR 26 de Julho refugiaram-se no México. Reorganizaram-se e de lá, liderados por Fidel, voltaram a Cuba no final de 1956 a bordo do Granma.

Eram 82 pessoas decididas a desembarcar no sul da região oriental da ilha e iniciar a ofensiva contra Batista. Apenas 22 camaradas conseguiram se reunir na Sierra Maestra.

Enquanto na Sierra os guerrilheiros avançavam conquistando posições e apoio campesino, nas principais cidades outros grupos aumentavam a pressão sobre o regime de Batista: Comunistas, Sindicalistas, Burguesia Liberal que, juntos, formam a Frente Revolucionária-Democrática.

O ditador perdeu o controle político e militar do país. Enfraquecido e desacreditado, Fulgêncio Batista foge no primeiro dia do ano de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário