quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Empanadas Argentinas


Segundo a maioria dos pesquisadores, as empanadas tiveram sua origem na antiga Pérsia. Já naquela época, os árabes faziam as suas esfihas usando carne de carneiro para o recheio e farinha de trigo para a massa. Séculos mais tarde, a cultura árabe foi levada para os novos povos conquistados na Espanha, mais especificamente para o sul, na região da Andaluzia. Com o passar do tempo, os andaluzes começaram a modificar o preparo dessas esfihas para as seguintes formas:

- colocando manteiga ou outro tipo de gordura na massa;
- trocando o recheio de carneiro por carne bovina e adicionando alguns complementos ou trocando completamente o recheio por ingredientes típicos da região ou utilizando até mesmo sobras de comida. Na maioria das vezes, mantendo o cominho no recheio, porém, acrescentando páprica e algum tipo de pimenta;
- mudando o formato e o tipo de fechamento.

Provavelmente, a palavra empanada vem de en pan, ou seja, algo dentro do pão. Com as colonizações espanholas na América, as empanadas atravessaram o Atlântico e passaram a fazer parte dos hábitos de alimentação dos novos povos. Até os dias de hoje, as empanadas são preparadas em quase todas as regiões da Espanha e em vários países da América Latina, em especial Argentina, Chile, Venezuela e Bolívia, sempre com particularidades de cada região.
Mas foi na Argentina que as empanadas encontraram sua maior diversidade.


Cada província desse país inovou à sua moda e, sendo assim, lá podemos encontrar empanadas dos mais diversos tipos e, normalmente, levando o nome de sua região: empanadas tucumanas, rosarianas, cordobanas, salteñas, criollas (esta última, típica da região de Buenos Aires e a mais conhecida por aqui, vendida em algumas lanchonetes, docerias e servida em restaurantes típicos argentinos).

Um comentário:

  1. A materia foi copiada de um site, mas eu tenho que dizer que ao falar das empanadas argentinas, onde diz 'rosarianas' e 'cordobanas',deveria dizer 'rosarinas' e'cordobesas'.
    Mas independente disso são todas deliciosas!
    As santiagueñas e as salteñas no pueden dejar de estar nesta postagem.

    ResponderExcluir